terça-feira, 11 de setembro de 2007

Hapiness...is not included

Permitam-me discordar do título deste post. Que apenas foi escolhido por ser o nome do álbum em questão. Hapiness...is not included é o mais recente disco de Veronica Mortensen, depois de Pieces in a Puzzle (vou espreitá-lo um destes dias).
Deparei-me com a cantora e compositora dinamarquesa numa visita recente à Fnac. Procurava algo de novo nos ritmos quentes do jazz e decici trazê-la para casa. Não me arrependi. Há uma musicalidade especial em Veronica. Uma voz quente, ao mesmo tempo forte e doce, que nos envolve, parecendo contrariar as origens nórdicas.
Uma viagem aos grandes nomes do jazz e às influências afro-americanas de Aretha Franklin, Billie Holiday ou Erykah Badu. Sim, é mais isso. Mas há mais: este disco lembra-me alguma coisa que ainda não sei dizer. Talvez por isso o tenha trazido sem hesitar.
A maior parte dos temas são escritos pela cantora e pelo marido, Niels HP, mas também há interpretações de Paul Simon, Tom Waits, James Taylor e The Beatles. Destas, gosto especialmente de In my Life e Broken Bycicles.
A voz sempre acompanhada do piano, o baixo e a bateria, misturando jazz, pop e rock. Beyond the rainbow é a música que inaugura este disco. Lembra-me a curiosidade de uma criança que, depois da chuva, espera o sol, e trepa o céu em busca de um novo arco-íris. "Take a look beyond the rainbow/You may find another world". Será?

2 comentários:

AR disse...

Fiquei curiosa...

AT disse...

No site www.veronica.dk podes ouvir parte das músicas. Depois empresto o cd :)