Hoje, lembrei-me de quando olhava para as nuvens, deslumbrada, adivinhando figuras nos contornos daquele algodão dos céus. Lembrei-me que desafiava os mais velhos para verdadeiras competições. “Não vês nada ali??? Eu vejo um cavalo!” respondia muito orgulhosa. Via sempre alguma coisa. Porque queria, tremendamente, ver. Hoje, e depois de uma série de acontecimentos recentes e inesperados, apercebo-me que, tal como em menina, tenho tendência para ver e reconhecer aquilo que, forçosamente, quero ver. E acreditar. Só que, nem sempre, aquilo que parece é. O cavalo, para outros, pode ser um humano. Para outros, ainda, pode ser uma simples nuvem no céu. Só isso. Acredito que, finalmente, aprendi que todos temos diferentes dicionários. E que isso não é, necessariamente, mau. Muito pelo contrário.
Nuvem é um conjunto visível de partículas diminutas de gelo ou água em seu estado líquido ou ainda de ambos ao mesmo tempo (mistas), que se encontram em suspensão na atmosfera, após terem se condensado ou liquefeito em virtude de fenômenos atmosféricos. A nuvem pode também conter partículas de água líquida ou de gelo em maiores dimensões e partículas procedentes, por exemplo, de vapores industriais, de fumaças ou de poeiras.
As nuvens apresentam diversas formas, que variam dependendo essencialmente da natureza, dimensões, número e distribuição espacial das partículas que a constituem e das correntes de ventos atmosféricos. A forma e cor da nuvem depende da intensidade e da cor da luz que a nuvem recebe, bem como das posições relativas ocupadas pelo observador e da fonte de luz (sol, lua, raios) em relação à nuvem.
(Fonte: Wikipedia)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Há uma janela na casa da minha avó, logo depois das escadas, onde quatro gerações já foram ver as nuvens. Todos nós já vimos as formas mais diversas, porque todos temos dicionários bem diferentes. Acho que é isso que faz com que tudo seja tão interessante.
Beijo!
Sim, é isso mesmo :)
Sem querer avacalhar o tom poético, mas avacalhando..Tenho um amigo, verdadeiro fã das curvas femininas, que sempre que bebe muito vê "maminhas" (eu cá não gosto da palavra, mas ele insiste que as ditas lhe estão diante dos olhos). Fazer o que? Cada um vê o que quer..
Enviar um comentário