

Pois, há anos que queria ir ao café que escolheu para nome a conjunção mais utilizada pelos portugueses. As duas simpáticas austríacas assim o entenderam e, depois de achar um piadão ao nosso querido “pois”, abriram estaminé na Rua São João da Praça, coração de Alfama. E fizeram muito bem!
Dizem que o Pois Café recria na perfeição o misticismo de Viena. Ainda não conheço Viena mas amo Lisboa e digo, muito justamente, que o Pois Café é dos locais mais agradáveis onde dei, não dois, mas muitos dedinhos de conversa. Ao sabor de um delicioso Pois Brunch (sumo natural de fruta, café, pão de várias qualidades, manteiga, doces e um prato de vários queijos, fiambre e presunto), fiz a vontade ao ócio e à preguiça do feriado e deixei-me ficar naquele sofá de veludo verde (encovado pelo tempo) durante horas iluminadas pelo candeeiro dourado a condizer com o tampo da mesa redonda.
O espaço é de uma fusão de misturas que, no fim de contas, encontram a harmonia sem qualquer hesitação. Mesas de madeira quadradas, outras corridas, sofás, poltronas, laranjas, verdes secos, veludos, latões e tecto recheado de abóbadas. A simpatia das austríacas, num atendimento familiar e delicioso, é de louvar. Perante aquela abordagem, percebemos como a maioria do serviço de restauração, em Lisboa, peca pela falta de calor humano. E calor é coisa que não falta nas paredes de pedra do Pois Café. Pessoas simpáticas, mistura de culturas e idiomas, revistas e jornais para consulta (muitos títulos; melhor: actuais) e livros. Quem quiser, leva um para casa. Contrapartida: deixa outro no seu lugar.
Enfim, um lugar de permanência obrigatória. Não é? Pois claro que é!
3 comentários:
Também descobri recentemente esse café com o nome da conjugação mais utilizada pelos portugueses. Apoio e concordo com tudo o que dizes, mas tenho que acrescentar que o que o torna mais mágico e fantástico é a companhia com quem tomas o Pois Brunch. Mas acho que isso é válido para tudo e para todas as situações, não?
Mesmo que a companhia seja a nossa própria - às vezes muito importante para resolver certas confusões!
Espero lá voltar e, à semelhança desta última vez, com boa companhia - até pode ser a mesma :)
Os bolos e os chás também são maravilhosos :) Mas o melhor é mesmo o espaço, acolhedor e cheio de recantos para descobrir. Fiquei com vontade de lá voltar
Eu tb AT :) Até proponho que um dia lá regressemos sem tanta chuva pelo caminho. Mas o chá tem outro sabor com o barulho da chuva lá fora, certo?
Enviar um comentário